-
Atirador que Atacou Escola No Paraná É Encontrado Morto Em Sua Cela
-
Dois estudantes do Colégio Estadual Professora Helena Kolody, no Paraná, morreram baleados pelo atirador de 21 anos
- Por Anderson Santos
- 21/06/2023 12h50 - Atualizado há 1 ano
Foi confirmado que o indivíduo responsável pelo ataque ao Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no Paraná, foi encontrado morto em sua cela na Casa de Custódia de Londrina na noite de terça-feira (21/6).
De acordo com relatos, Marcos Vinícius da Silva Dama (de 21 anos) teria cometido suicídio.
Um colega de cela relatou ter encontrado o homem enforcado quando acordou. Os serviços de emergência foram acionados, mas, infelizmente, o detento já estava sem vida quando chegaram.
A Secretaria de Segurança Pública do Paraná confirmou o ocorrido e informou que o Departamento de Polícia Penal (Deppen) do Estado do Paraná já iniciou um procedimento interno para investigar o caso.
A Polícia Civil do Paraná também está conduzindo uma investigação para apurar as circunstâncias do incidente.
Vítimas
Luan e Karoline eram namorados e morreram baleados — Imagem: Reprodução
No ataque ocorrido na manhã de segunda-feira (19/6), duas pessoas perderam a vida. Na madrugada de terça-feira (20/6), o estudante Luan Augusto, de 16 anos, faleceu no Hospital Universitário de Londrina, tornando-se a segunda vítima dos disparos feitos pelo atirador no Colégio Estadual Helena Kolody.
Além de Luan, também faleceu Karoline Alves, de 17 anos, namorada dele. Na segunda-feira (19/6), o casal foi alvo de tiros na cabeça, desferidos por um ex-aluno que adentrou a instituição de ensino alegando que precisava solicitar seu histórico escolar.
O autor do ataque foi detido pela polícia logo após o atentado. Outro suspeito, de 21 anos, também foi preso sob a acusação de ter auxiliado no planejamento do ataque.
Escola onde o atirador atacou os alunos — Imagem: reprodução
Luan foi internado em estado considerado grave no Hospital Universitário de Londrina, localizado a 14 km de Cambé.
De acordo com informações da unidade de saúde, ele veio a óbito por volta das 3h15 da terça-feira (20/6). A família manifestou o desejo de realizar a doação dos órgãos do jovem.
O relacionamento de Luan e Karoline durou um pouco mais de um ano, conforme demonstrado em postagens carinhosas em suas redes sociais. Ambos eram pessoas religiosas. A trágica morte desse casal de estudantes provocou grande comoção entre os internautas.
Aulas Suspensas
As aulas no Colégio Helena Kolody foram temporariamente suspensas até a próxima semana. Da mesma forma, nas demais escolas estaduais de Cambé, as atividades também foram interrompidas, com previsão de retorno nesta quarta-feira (21/6).
De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Sou da Paz, o Brasil registrou 25 ataques a escolas ao longo das últimas duas décadas, sendo mais um ocorrido nesta segunda-feira (19/6). Esses episódios resultaram em um total de 139 vítimas, sendo 46 pessoas mortas e 93 feridas. O Estado de São Paulo apresenta o maior número de ocorrências desse tipo no país.